sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Terezinha Dias


            Maria Terezinha Rosa Dias nasceu em 1950 em Criciúma, SC. Iniciou estudos de Arte em Chapecó e deu continuidade em Florianópolis. Frequenta o Ateliê Livre de Pintura com o Prof. Jayro Schmidt e Xilogravura com o Prof. Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto) nas Oficinas de Arte do CIC. Estudou desenho com o Prof. Diego de Los Campos, participou do workshop de xilogravura com o norte-americano Steve Prince. Realizou duas (2) exposições individuais (2005/2007) e participou de seis (6) exposições coletivas. Fez ilustração no livro “Província de Santa Catarina: Crônica de uma Viagem Gráfica – Gravuras” (Projeto Oficinas do CIC e Editora Noa Noa).

Julia Iguti


Julia Iguti é arquiteta e artista plástica. Formada pela FAUUSP em 1975, nasceu em Marília, estado de São Paulo. Foi aluna de Luís Paulo Baravelli e Carlos Fajardo. Foi diretora do DAC, Departamento Artístico Cultural da UFSC. Fez cursos de litografia, xilogravura, serigrafia e gravura em metal, além de cerâmica artística. Fez inúmeras exposições coletivas e individuais. As exposições coletivas mais significativas foram no MAM, em São Paulo e no Centro Cultural Saint Nazaire, na França. As individuais principais se referem ao Centro Cultural São Paulo, em SP, Toyama Shimbum, em Toyama, Japão, Museu Victor Meirelles em Florianópolis e Centenário da Imigração Japonesa, no MASC em Florianópolis. Fez ilustrações, capa de revista e trabalhos em cerâmica em residência particular. Foi premiada com menção honrosa no "Sétimo Salão Catarinense de Novos Artistas Plásticos” e primeiro lugar em capa de lista telefônica. É verbete no Indicador Catarinense de Artes Plásticas, edições de 1988 e 2000. 

Helena Werner

            Helena Maria Werner nasceu em 1951 em Piratuba, SC. Iniciou seus estudos de Arte em 1996, em cursos de Desenho e Pintura com as professoras: Marilda Zamboni, Heloísa Barczack e Sônia Brida Zanetti. Em 2006, fez sua opção por Gravura, passando a frequentar no CIC a oficina de Xilogravura e Litografia do Prof. Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto). Lá realizou workshop de xilogravura com o norte-americano Steve Prince. Participa também desde 2008, do Clube da Gravura da UDESC, coordenado pela professora Sandra Fávero. Já realizou quatro (4) exposições individuais e participou de trinta e três (33) exposições coletivas em Florianópolis e em outras cidades de Santa Catarina. Participou do V Salão Novos Valores nas Artes Plásticas da Fundação Franklin Cascaes (Florianópolis/SC). Também fez ilustração no livro “Província de Santa Catarina: Crônica de uma Viagem Gráfica – Gravuras” (Projeto Oficinas do CIC e Editora Noa Noa). Ilustrou a capa dos livros: “Crônicas da Polis” e Críticas Minimalistas de Hector Leis e Silvino Assmann. Participou da oficina teórica “Poéticas Gravadas – Matrizes de Sentidos: gravura no Rio de Janeiro, anos 1950/60”, realizada no Museu Victor Meirelles.

Gil


            Gilfredo Carrasco Maulin nasceu em 1971 na Bolívia. Exercendo a função de Cientista Social no ensino de 3º grau, iniciou seus estudos de Arte na oficina de Gravura do Centro Integrado de Cultura – CIC, coordenada pelo professor Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto), em 2007. Realizou exposição individual em 2008, e participou de duas (2) exposições coletivas em 2007 e 2008.

Elenice Berbigier

            Elenice Maris Berbigier Zardo nasceu em 1965 em Santa Rosa, RS. Fez Bacharelado e Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (1984/1987), na Universidade de Passo Fundo, RS e Especialização em Ensino de Artes Visuais (2003/2004), na UDESC. Desde 2005 participa do Projeto “Gravar Gravando Gravura”, na UDESC, coordenado pela professora Sandra Correia Fávero, e em 2009 passou a freqüentar a oficina de Gravura no CIC, coordenada pelo professor Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto). Participou de quatro (4) exposições coletivas, sendo duas (2) de pintura e duas (2) de gravura. Profissionalmente exerceu a função de Desenhista na INBESA (Indústria e Comércio de Calçados) e na DEVEST (Indústria e Comércio de Vestuário Ltda.), ambas em Passo Fundo, RS. Lecionou Educação Artística em Escolas Municipais de Florianópolis, SC. Criou e confeccionou obras de arte aprovadas pelo IPUF nos condomínios residenciais Monte Carlo e Portillo, em Florianópolis, SC. Desde 1996 é profissional autônoma na área de ilustração publicitária – humanização de projetos arquitetônicos da construção civil.

Elaine Maritsa

       Elaine Maritsa Franzon nasceu em 1962 em Londrina, PR. Iniciou seus estudos em Artes na Escola Panamericana de Artes, SP. Trabalhou como desenhista no jornal da Associação Filantrópica Kolping, SP. Estudou pintura com os professores: Artista Plástica Inga, Artista Plástico Rizzi e Artista Plástico Sidartha. Fez as faculdades: Faculdade de Ciências e Artes Aplicadas na UNOPAR e Faculdade de Artes Visuais na UEL. Participou de projetos: Banco de Imagens em Arte Visual, coordenador Prof. Isaac A. Camargo; Curso de Desenho, coordenador Prof. Carlos Alberto de Campos; Observe Desenhando, coordenadora Profª. Elaine Maritsa Franzon. Frequenta no CIC a oficina de Xilogravura e Litogravura de Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto) e no Clube da Gravura da UDESC, coordenado pela professora Sandra Fávero. Participou da oficina teórica “Poéticas Gravadas – Matrizes de Sentidos: gravura no Rio de Janeiro, anos 1950/60”, realizada no Museu Victor Meirelles. Participou da I Salão “Os Novos Artistas da Região de Londrina” (Londrina/PR). Participou também de vinte e três (23) coletivas em Londrina e em outros Estados e duas (2) individuais. 

Diego Rossi


Diego Minks Rossi Fermo é natural de Pelotas-RS. Embora gaúcho de nascimento, é barriga-verde de criação, da cidade de Criciúma, do bairro Comerciário, da Rua da República então pavimentada com rejeito de carvão mineral. Por influência direta de seu pai, o campo das artes se fez presente desde cedo na sua vida, através, sobretudo, do desenho. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde setembro de 2008, frequenta a Oficina de Gravuras do CIC, onde desenvolve trabalhos de xilogravura e litogravura sob orientação do Professor Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto). As primeiras exposições de alguns de seus trabalhos ocorreram apenas em fins do ano de 2008, compreendendo: uma coletiva no Café das Artes, na qual foi apresentada uma série de desenhos à nanquim, denominada “Pássaros Fantásticos”, e, uma coletiva no CIC, da Oficina de Gravuras, na qual foram apresentadas duas xilogravuras. Participou da oficina teórica “Poéticas Gravadas – Matrizes de Sentidos: gravura no Rio de Janeiro, anos 1950/60”, realizada no Museu Victor Meirelles.

Bebeto


Carlos Roberto Nascimento de Oliveira (Bebeto) é gravador, pintor e  professor de gravura nas Oficinas de Artes do Centro Integrado de Cultura.  Além do ensino da gravura, Bebeto vem participando de eventos especificamente  ligados à gravura e à pintura com exposições individuais e coletivas.



Antonio C. Silva


Antonio Carlos da Silva nasceu em São Paulo, SP, em dezembro de 1945. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP em 1973. Fez trabalhos esporádicos em Arte Cinética, ilustrações e Comunicação Visual entre 1969 e 1973. Arquiteto do FUNDUSP – Fundo de Construção da Universidade de São Paulo – de 1974 a 1976 e Arquiteto do ETUSC – Escritório Técnico da Universidade Federal de Santa Catarina – de 1976 a 2008. Cursou Pintura, com Jayro Schmidt, no CIC; Cerâmica com Betânia Silveira e Rosana Bortolini, no DAC/UFSC; Modelo vivo, com Manolo, no CIC; Escultura, com Giovana Zimmerman, na UDESC e, atualmente, Gravura, com Bebeto, no CIC. Coletivas: Salão Chapecoense de Artes Plásticas de Santa Catarina – Chapecó – SC; Salão Catarinense de Novos Artistas – Florianópolis – SC; Salão Primavera de Artes Plásticas – Curitiba – PR; Salão Vitor Meireles – Florianópolis – SC; Mostras de arte anuais dos funcionários e professores da UFSC – de 1985 a 2007; Cores e Formas – BADESC e Mostra de Gravuras da oficina do CIC – Florianópolis – SC. Mostras Individuais: Hall da reitoria da UFSC e Galeria de arte da UFSC – “Antropomorfos”.